E quando a alegria não vem pela manhã?

“o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.  Sl 16:33
Quando eu lia este versículo pensava: "Ah, é muito fácil: Qualquer problema, com Deus, será facilmente resolvido." Eu acreditava que tudo seria do meu jeito, da minha maneira, e nisso parecia esquecer que o EU SOU é todo poderoso, grande, soberano, e que Ele age como quer e segundo o beneplácito de sua boa vontade.
Este meu devaneio era igual ao que muitos ainda têm. Aprendemos este versículo, fora de seu contexto, e então repetimos até decorar, tomamos posse, e nisso não somos preparados...

... para uma outra possível situação: E quando Deus resolve se calar? Ele simplesmente silencia, te deixando passar por muitas noites de aflição e angústia. A sensação é de que Ele te esqueceu, que não vem mais, que te abandonou. Somos tomados pelo desespero, por causa de nossa limitação humana, e em alguns momentos parecemos esquecer que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem", como está escrito em Hebreus 11:1. É glorioso o quanto Cristo nos conhece e, tendo esquadrinhado nossos corações falhos, um pouco antes, em Hebreus 10:36 e 38, Ele já nos dizia:
"Porque necessitais de paciência, para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé, e se ele recuar a minha alma não tem prazer nele."
E é nisso que somos desafiados! Pensou em recuar? Pensou em parar? Está desanimada? Clame ao seu Criador, com fé, e receba coragem de Deus para continuar a caminhada! Você não pode parar, retroceder! Ora, você recebeu a revelação divina, então precisa se levantar e dar continuidade ao seu chamado, com alegria e com entusiasmo, porque fiel é aquele que te escolheu.

Normalmente não pensamos no sofrimento como sendo algo bom para nós, todavia não é raro ele ser usado pelo Mestre como ferramenta para formar nosso caráter e nossa paciência. Durante momentos de grande tensão, podemos sentir a presença de Deus mais claramente. Ter a ciência de que Jesus está conosco, mesmo durante as lamúrias, e que um dia retornará para findar toda dor nos ajuda a crescer na caminhada da fé e a estruturar um relacionamento com Ele.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência, a experiência, e a experiência a esperança, e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. Rm 5:3-5
Paulo, inspirado (theopneust) pelo Espírito Santo, disse que devemos superar o sofrimento para sermos aprovados por Deus. Isso significa que experimentaremos dificuldades, e estas nos farão crescer. Devemos nos alegrar no sofrimento, não por gostarmos da dor, claro, mas porque sabemos que o Altíssimo usa as dificuldades da vida e os ataques de satanás para edificar o nosso caráter. Na hora certa, no momento propício, quando você pensar que não aguenta mais, lembre-se que o nosso Pai é o socorro bem presente na hora angústia. Não é de uma hora para outra, é um processo para aqueles que se levantam, que tomam uma atitude de fé. A luz do , veja que efeito as provações nos trazem:
Pois tu ó Deus nos provastes, tu nos afinaste como se afina a prata. Tu nos meteste na rede, afligiste os nossos lombos. Fizeste com que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça, passamos pelo fogo e pela água, mas trouxeste-nos a um lugar de abundância. Salmo 66:10-12
EI! NÃO PARE! As calúnias, perseguições, provocações, aguente-as! Elas fazem parte do processo! Abra seus olhos espirituais, a tua luta não é contra carne nem sangue, e nesta guerra você não está sozinho, sinta a presença Dele aí agora do teu lado falando ao teu coração e renovando todas as promessas de salvação, esperança e vida superabundante!

Você é uma guerreira, e guerreira sempre combate o bom combate em oração. Mesmo quando as coisas se tornarem difíceis, lembre-se de que há uma coroa de justiça reservada para você no céu. Em Jesus você é completamente absolvida, e a justiça dele lhe é atribuída. O inimigo foi derrotado quando Jesus ressuscitou dos mortos, pois a morte e o inferno não puderam detê-lo. Peça a Deus que lhe mostre as suas verdades, somente Ele pode lhe mostrar, pois o quadro completo só pode ser visto da perspectiva dEle. Mesmo que a alegria não venha nesta manhã, no raiar do Dia Final, o Sol da Justiça se erguerá nos céus. O Senhor pelejará por vós e vos calareis.

Minha querida, tenha fé! O teu lar pode ser restaurado, a sua saúde, a sua vida espiritual... Faça como a mulher do fluxo de sangue e creia que o milagre é possível! Lance fora todo o medo, ele só te paralisa e gera pânico, levante-se clame a Deus, tenha uma visão de fé, não murmure, não reclame. Em tudo dê graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Ponha-se numa luta de oração, busque nas Sagradas Escrituras, peça a Javé que lhe mostre o que está acontecendo na perspectiva  dEle. Ter uma perspectiva clara, vinda do Senhor, permite que você entenda a situação e como Deus quer que você se posicione. Lembre-se do que Asafe nos em Salmos 50.15:
Invoca-me no dia da angústia, eu te livrarei, e tu me glorificarás.
Não importa o lugar onde você esteja, não importa quão absurdo pareça, pode estar perdido aos nossos olhos, mas eu te pergunto: Há alguma coisa impossível para Deus?  A verdade é que não conhecemos o tempo do Senhor, tampouco a maneira que ele deseja agir em nossas vidas, mas de uma coisa devemos ter certeza: seus eternos planos são perfeitos. Mesmo que não aconteça como você planejou, lembre-se que Deus coopera em todas as coisas para o bem daqueles que o amam.

Que você seja poderosamente abençoado.
No amor e na graça de Cristo Jesus, nosso mestre,
Débora Rocha.
Imagens de tema por TayaCho. Tecnologia do Blogger.