A desafiadora arte de se relacionar


“Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros. Pois a lei inteira se resume em um só mandamento: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Gálatas 5:13-14

Confesso que nesses 17 anos de profissão, em todas as instituições que já trabalhei, me deparei com muitas situações que, sinceramente, poderiam ter sido evitadas. Assisti de camarote muita competição, traições, julgamentos, desarmonia, injustiças, mentiras, desprezo... Nesta sociedade que vivemos, quem nunca sentiu aquela famosa sensação de “estão puxando o meu tapete”, quer seja na família, na igreja,  na escola (faculdade) ou no ambiente de trabalho? Quero te ensinar um antídoto que você vai utilizar em todas essas situações adversas que muitas vezes roubam a nossa paz e tiram o nosso sono.


Sempre iremos nos deparar com situações estressantes que mexem com o nosso equilíbrio, estamos diante da difícil arte da convivência, diante de nós temos dois caminhos: Agir por nossas emoções, vontades,  sabedoria própria, e arcar com as consequências, ou escolher agir pautado nos princípios que a palavra de Deus nos ensina. Peço que você abra o seu coração para compreender de que maneira Deus quer que você proceda, porém prepare-se para ser confrontada, pois estes ensinamentos, para aqueles que não creem, são considerados loucura.

Quando fui convidada para levar uma reflexão a funcionários de uma empresa, abordando lições da grande arte de conviver em equipe, percebi que nada seria melhor do que olhar para o Mestre Jesus e os seus ensinamentos  que servem para nos nortear em todas as áreas da nossa vida. A Palavra de Deus é a nossa base, a nossa regra, a nossa lei. Somos chamados para ser discípulos e fazer outros discípulos. Ser discípulo é parecer com o seu mestre, colocar em prática a sua palavra, ser luz, iluminar, ser sal, dar sabor. Este deve ser o desejo de todo cristão. Para tal, existem algumas lições que precisamos colocar em prática:
_

1. Aprender a amar com Jesus.
Em Mateus 5:44 diz: “Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigo, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem."  O amor é um mandamento e, baseando-se no texto de Coríntios 13, aquela que ama não trata mal, não é injusta, tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.

2. Não se vingar.O Mestre nos ensina que se qualquer pessoa te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Esta é uma conduta radical, onde deixamos de lado os “nossos direitos”, praticando a misericórdia com o próximo.

3. Aprender a perdoar
Se quisermos ser perdoados por Ele, precisamos disso. Está escrito em Mateus 6:12: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores.” 
Olhe para você e, sinceramente, responda se merecia o sacrifício feito por Cristo, ao morrer em uma cruz para que obtivesse o perdão dos seus pecados e a vida eterna?
  No entanto, Ele não desistiu, não parou, atravessou críticas, injúrias, calúnias, foi espancado, maltratado, e nos últimos minutos de vida ainda ora por seus opressores a Deus. Pai perdoa eles não sabem o que fazem.”

4. Aprender a servir e considerar o outro superior.Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Fp 2:3)

5. Suportar uns aos outros.
Mas como, você pode perguntar, e a resposta é simples de se falar, mas difícil de se fazer: imitando à Cristo, o que implica praticar o altruísmo, dedicar-se ao outro e se opor ao egoísmo. Considera-se forte? Então tem o dever de ajudar os mais fracos a carregarem as suas cargas. Você já parou para pensar como está a vida do seu parente, do colega de trabalho? Pode ter alguém precisando de você, do seu amor...

_

Esconda esses ensinamentos no seu coração e coloque em prática. Não seja insensata como aquela que ouve, porém NÃO pratica os ensinamentos descritos na palavra, alimentam o EU, agindo segundo o seu governo, apoiada em sua própria sabedoria, verbalizando coisas do tipo: “Olho por olho, dente por dente", "ela me paga.", "Não perdoo, eu sei o que passei”, "Na hora certa dou uma rasteira..." Ei mulher, acorda! Não cai nesta enganação! Deus te chamou para ser livre, para semear o verdadeiro amor, e eu tenho plena certeza que se você se esforçar, der o seu melhor, olhando sempre para os ensinamentos da palavra de Deus, no final, vai colher frutos de paz no seu ambiente de trabalho, na família, na igreja ou em qualquer lugar em que estes ensinamentos forem colocados em prática.

  Você aprenderá que o AMOR é o mais importante que todos os dons, e deve ser a maior marca de toda aquela que se considera ser filha de Deus, evidenciando na prática tudo que este sentimento representa com atitudes de perdão, doação, valorização do outro, paciência e bondade, entendendo que a sua justiça virá do Senhor, só existe uma maneira de parecer com Cristo: tendo intimidade com Ele.

Tenha um bom relacionamento com Cristo, e o sua relação com o próximo será um reflexo dela.

No amor e na graça de Jesus,
Mis. Débora Rocha, sua amiga.


Imagens de tema por TayaCho. Tecnologia do Blogger.