Crer contra a esperança
Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Romanos 4:17-21
Quando recebemos uma promessa, a primeira coisa que observamos são as possibilidades que nos levarão a conquistar aquela promessa, e quando não existem quase ou nenhuma possibilidade, nada que você possa olhar, se acalmar e pensar a realização virá dali, ficamos ansiosos e a dúvida vai preenchendo o lugar da fé... Quando as coisas começam a se direcionar a "tomar um rumo", aí sim, torna-se bem mais fácil esperar e acreditar.
O grande desafio é continuar acreditando, mesmo quando não conseguimos enxergar absolutamente nada. Crer quando tudo é decepção, desapontamento, desespero, dor, fome. Quando tudo diz que não, e a única esperança que te resta é aquela voz que brada dentro do seu coração e diz: "filha a promessa depende exclusivamente de mim, eu não necessito de nenhum tipo de recursos humanos ou financeiros, eu faço existir do nada, Eu sou Deus."
O Senhor tem providência para aquele que permanece fiel, para aquele que permanece com o coração firme na fé. A fé que não vem de nós, mas é um dom divino, inabalável, firmada não nas circunstâncias, mas em Deus, o Criador, e em sua santa palavra. Ele está no comando!
Abraão nunca duvidou que Deus cumpriria a sua promessa, a sua fé se fortaleceu à medida que enfrentou obstáculos. A vida de Abraão é para nós um exemplo vivo de fé em ação. Pare um pouco e reflita: Você tem confiado nos seus recursos ou em Deus?
Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Salmos 20.7
Durante muito tempo confiei em meus recursos, em minhas habilidades, até que todas as portas se fecharam e fui confrontada por Deus, seu Espírito me levou a altear o olhar e compreender que o homem não tem NADA a não ser que lhe seja dado do céu. Precisamos aprender a depender de Deus, e nEle depositar nossa confiança, isso nos trará paz, pois estaremos aprendendo na prática que a palavra de Deus não é a "última", mas a "única palavra".
Voltando para Abraão, pense bem, se ele tivesse confiado apenas em seus recursos para conquistar Canaã e fundar a nação, teria desistido, "quebrado a cara". Não havia nada a seu favor. Mas, fielmente, ele buscou a Deus, obedeceu-lhe e esperou que se cumprisse a sua palavra. Se lermos sua história veremos que, como homem, cometeu algumas falhas, mas sua fé permanecia intacta, guardada em seu coração. Deus falou para Abraão, e agora fala para você: "Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro" Gênesis 17:1b
Se você pensar que os benefícios da obediência não valem a pena, lembre do exemplo do vosso pai Abraão. Considere primeiramente quem é Deus, então lembre-se do que Ele já fez, e o que ainda pode realizar na sua vida, sendo o único Deus Vivo, que morreu em seu lugar, para lhe purificar os pecados e livrar do juízo vindouro, e que ao terceiro dia ressuscitou, para que você tivesse vida com Ele, o Senhor que te conhece e tem todo o poder para satisfazer cada uma de nossas necessidades para a Glória do seu Santo nome.
Você já caminhou muito, chegou até aqui, não pode, não deve, e não vai voltar atrás.
No amor e graça de Cristo,
Mis. Débora Rocha, sua amiga.
Post a Comment