Aprendendo a depender de Deus



Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Lucas 5.4-6


Nascemos com a proposta de sermos independentes. Permanecemos no ninho só até o momento em que ainda não sabemos voar. Basta conquistarmos um pouquinho de segurança, já nos achamos donas do nosso próprio nariz e passamos a confiar na nossa capacidade de fazer, realizar e conquistar. Nos preparamos, desenvolvemos habilidades necessárias para chegar a um nível de segurança, e vamos executando as nossas atividades, até que alguma coisa dá errado... Este "errado" aos nossos olhos que muitas vezes nos traz preocupações, dor, medo, angústia, está criteriosamente sob o controle total do Deus que quer nos ensinar alguma lição com tudo isto.

No texto bíblico citado acima, aqueles homens, que já eram acostumados a pescar, lançaram as redes e passaram a noite inteira sem nada conseguir, até que Cristo chegou... Quando tudo parecer que está dando errado, Jesus tem uma nova experiência para nos fazer depender da sua fidelidade e do seu poder. O Mestre estará nos chamando para um diálogo, fazendo crescer o nosso relacionamento com Ele. Precisamos compreender que se as coisas estão "dando certo" ou não nas nossas vidas, tudo é por permissão de Deus, nunca por mérito nosso, como está escrito em Colossenses 1.16: "porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por Ele e para Ele."

Deus quer te surpreender com seus milagres, para que, assim como Simão Pedro, você se alegre, fique maravilhada e reconheça sua insignificância em comparação com sua grandeza. Com este milagre, Cristo nos ensina que a nossa necessidade também é importante para Ele. Seu carinho e cuidado sempre nos fascina.

Mesmo sem compreender porque teria que retomar a pescaria após uma noite inteira sem sucesso, Pedro OBEDECEU e retornou ao mar, porém de uma maneira diferente: não confiando em suas habilidades, mas em DEPENDÊNCIA E FÉ nas palavras de Jesus; "mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes.

São a Fé e a Obediência que geram dependência e provisão!

Pegaram uma quantidade tal de peixes, de modo que as redes começaram a rasgar-se, e finalmente veio o reconhecimento de Pedro de que não era digno de estar próximo do Senhor, sendo abençoado com a sua misericórdia e poder. Reconheça que você é pecadora, que você é pó, que necessita de Jesus e de seu auxílio, que não anda confiante em sua sabedoria, só assim você contemplará os milagres que apenas Ele pode realizar. Pare de fugir, de "bater com a cabeça na parede", dar voltas e não chegar a lugar algum. Qual foi a ordem que Ele te deu? Assim como Ele disse a Simão, diz a você hoje: "Não temas!". Confie. Siga na direção que Ele te conduzirá. Mesmo que a oração demore ser respondida, mesmo em grandes aflições, mesmo diante de um chamado para o ministério, seja qual for o momento e a ordem, de uma coisa eu tenho certeza: Terá peixe, terá provisão, terá direção de Deus para a sua vida.

Que Deus nos abençoe e nos capacite a obedecer à sua voz.

No amor de Cristo,
Mis. Débora Rocha, sua amiga.

Imagens de tema por TayaCho. Tecnologia do Blogger.